segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A EDUCAÇÃO X VIOLÊNCIA

A EDUCAÇÃO E A VIOLÊNCIA.

O estado brasileiro, pós independência, nunca se preocupou em valorizar a educação porque nunca pensou que ela era a solução para os problemas que surgiriam no caminho do progresso; Nunca se preocupou em formar gente nem dessa gente fez seu maior patrimônio, foi induzido a importar por preços baixos e até de graça, a mão de obra especializada que sempre necessitou, isso era interessante para os governantes, que poderiam gastar fortunas em obras e merrecas em educação.
CUSTO DA EDUCAÇÃO
O mais alto dos custos da educação é a ignorância, mas o que nos causa maior pânico é a violência, isto nos coloca num patamar muito baixo diante de outros povos e é como ganhar na loteria, ser rico e não saber escrever o próprio nome, vai ser enganado por alguém!
Educar é muito caro, mas caro em tempo, formação e transformação de cabeças ignorantes em cabeças pensantes, então, explica-se o porquê de não ser interessante aos governos e governantes que preferem massas de manobra à cabeças pensantes; Se houvessem no Brasil pelo menos uns 20% da população com cabeças pensantes, por certo jamais haveria um analfabeto como presidente.
VIOLÊNCIA
A violência nasce da falta de educação que se desenvolve na falta de oportunidades e assim se forma uma cadeia imensa de ladrões, políticos, corruptos, vagabundos e por ai vai essa infâmia que nos aterroriza. A violência é doença endêmica e assim deve ser tratada, não há tratamento de choque para ela, com certeza absoluta a cura é homeopática e muito cara. O povo analfabeto não é simplesmente aquele que não sabe ler, existem muitos tipos de analfabetos, inclusive os analfabetos com doutorado e pós-doutorado, mas o que mais nos atinge são os analfabetos políticos, eles elegem essas imundícias para governarem os destinos de um país inteiro, assim essa corrente se perpetua no poder e com ela o analfabetismo, a violência e a corrupção.
A VALORIZAÇÃO DO ENSINO
É dever do estado prover seu povo de educação, saúde e segurança, mas na prática o que se vê é uma educação muito ruim, com escolas aos pedaços, professores famintos, conteúdo fraco e disposição nenhuma de mudar, vemos pais desesperados para conseguir vaga numa escola, professor amedrontado nas salas de aulas e preocupado com o resto de mês para custear com salário de fome e alunos pouco interessados por terem certeza que nada vão aprender e nada valerá esse ensino porque não passa de uma porcaria, saúde e segurança nem vamos comentar aqui......
VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR
A educação de qualidade passa por professor de qualidade, como vamos ter isso com o salário que pagamos a eles? Como ele vai se qualificar se mal consegue comer? Como ele vai conseguir ter tranqüilidade para se qualificar se antes ele tem a preocupação de prover sua família com o mínimo básico para viver? Hoje a realidade é triste, um professor para poder dar café, almoço e janta para sua família, com muito sacrifício, ele tem que dar aulas de manhã, à tarde e a noite e se não fizer isso ele não consegue. Imagine um professor que tem a missão de ensinar ao seu filho a ver o que é bom, o que é mau, boas maneiras, formar seu caráter, sua índole, enfim, fazer seu filho um cidadão decente e útil à sociedade, acordar às 5:00hs da manhã, chegar à escola de ônibus, sem café, dar 4(quatro) horas de aulas, voltar para casa, talvez almoçar, novamente se deslocar para outra escola e dar continuidade em outra epopéia e à noite mais outra, fácil perguntar quando ele terá tempo para pelo menos dar uma olhada numa internet para se interar de algo novo, mas a resposta é mais fácil ainda, NUNCA!
O Brasil que combate a pobreza a qualquer custo é o Brasil que cada vez mais cria analfabetos, enquanto nós cidadãos não acordarmos para esse problema, nunca iremos ser um país rico nem seremos respeitados por ninguém. A educação começa com a base que é o professor, se ele tiver condição de se manter digno, nossos filhos terão como herança essa dignidade, se assim não for, esqueçam o país rico!
Hoje um professor deveria receber salários iguais aos de um juiz de direito por exemplo, acho inclusive que deveria ganhar mais, afinal se tivermos bons professores não haverá necessidade de tantos juízes, policiais, cadeias, delegacias e outros cargos que são derivados do câncer da sociedade que é a violência. O Brasil precisa acordar para a educação, acordar que será mais econômico financeiramente, socialmente e moralmente, valorizar a educação começando pelo professor que é a pessoa a qual entregamos nossos filhos para aprenderem à viver como homens e mulheres do bem, do que gastar bilhões em segurança; Caso contrário nós estaremos fadados a viver em uma sociedade dominada pela violência e pelo mau governante.
EDUCAÇÃO X VIOLÊNCIA
A cadeia que cria a violência é nascida na má educação, na falta de vergonha dos governantes que se valem desse câncer para se perpetuarem no poder e roubar a vida desses pobres, na falta de oportunidades às populações de base, na má qualidade do ensino e no péssimo tratamento que se dá ao professor e à educação, assim se forma uma cadeia que se culmina no crime, na corrupção, no desânimo e na falta de interesse da juventude pela educação; Se houvessem boas escolas, professores bem pagos, boa educação acadêmica com bons conteúdos, oportunidades de crescimento e perspectivas de vida melhor, por certo não haveria necessidade de gastar bilhões em polícia, cadeias, sistema judiciário caríssimo, sistema legislativo ruim e corrupto, sistema executivo corrupto, ruim e mal intencionado e teríamos melhor distribuição de rendas, riquezas e uma vida muito mais digna para nosso povo, sem “bolsa família”.
“POVO ANALFABETO, GOVERNANTE CORRUPTO”

Beto Moreno.

Nenhum comentário: