Estela, eu me sinto na obrigação de comentar sobre sua indignação sobre a postagem que fiz sobre o nosso orgulho ter sido colocado no vaso sanitário e terem criado certos orgulhos que não são os da maioria dos cidadãos sérios deste país.
Recebi o seguinte comentário de minha amiga Estela Montenegro:
Hola Beto , no consigo postar mis comentarios en tu BLOGAO... "es sobre estas lineas..... "Nós já nos orgulhamos da ABL, da vitória sobre o Paraguai na Guerra da Tríplice Aliança, da Contra - Revolução de 31 de março, da Amazônia, da FEB, de personagens heróicos, de Tiradentes, contudo, nosso orgulho foi se arrefecendo e, por isso, ho...je, temos inveja do orgulho gay, talvez a último sopro de “dignidade” que ainda resta neste País." ... Quedé triste al deparar con estas lineas...y ahi pregunto (sin querer ofender)sobre la tal victoria de Brasil contra Paraguay en la guerra de la triplice alianza , entonces seria orgullo para los brasileros haver dicimado cientos y cientos de niños y mujeres indefenzas??????
Disculpe, pero por favor que un poco de humildad no hace mal a nadie... y ruego, vamos con calma, mucha calma... Muchas Gracias.
Ass. Estela Montenegro (Paraguay)
Então passo a comentar e até me desculpar pela postagem sobre tal orgulho da vitória brasileira na guerra da triplice aliança, contra o Paraguai, onde minha querida amiga nos fala de dizimação de centenas de crianças e mulheres indefesas, caso que pela nossa literatura histórica não tem o mesmo conteúdo e até nos traz algo novo, pois sempre acreditamos ter lutado com o melhor exército da américa do sul na época, mais ai vai um pequeno resumo do que aprendemos nas escolas brasileiras até hoje:
A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.
Causa principal:
- Pretensões do ditador paraguaio Francisco Solano Lopes de conquistar terras na região da Bacia do Prata. O objetivo do Paraguai era obter uma saída para o Oceano Atlântico.
Início e desenvolvimento do conflito:
- A guerra teve início em novembro de 1864, quando um navio brasileiro foi aprisionado pelos paraguaios no rio Paraguai.
- Em dezembro de 1864, o Paraguai invadiu o Mato Grosso.
- No começo de 1865, as tropas paraguaias invadiram Corrientes (Argentina) e logo em seguida o Rio Grande do Sul.
- Em 1 de maio de 1865, Brasil, Argentina e Uruguai selam um acordo para enfrentar o Paraguai. Contam com a ajuda da Inglaterra.
- Em 11 de junho de 1865 ocorreu um dos principais enfrentamentos da guerra, a Batalha de Riachuelo. A vitória brasileira neste enfrentamento naval foi determinante para a derrota do Paraguai.
- Em abril de 1866 ocorreu a invasão do Paraguai.
- Em 1869, sob a liderança de Duque de Caxias, os militares brasileiros chegam a Assunção.
- A guerra terminou em 1870 com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.
Saldo e consequências da Guerra:
- Nesta guerra morreram cerca de 300 mil pessoas (civis e militares);
- Cerca de 20% da população paraguaia morreu na guerra;
- A indústria paraguaia foi destruída e a economia ficou totalmente comprometida;
- O prejuízo financeiro para o Brasil, com os gastos de guerra, foi extremamente elevado e acabou por prejudicar a economia brasileira.
- A Inglaterra, que apoiou a Tríplice Aliança, aumentou sua influência na região.
Então, além de me desculpar com a minha amiga Estela, peço que desconsidere aquela postagem, onde eu postei algo que por essa razão a melindrou, hoje eu sei que esses ressentimentos não existem mais e que somos um povo irmão ao qual tenho grande admiração e laços familiares com a grande familia paraguaia.
Sei também que nossos povos serão sempre amigos e a fase de conflitos não tem mais espaço em nossas vidas.
Um grande abraço para minha amiga Estela Montenegro e a todo o guapo povo paraguaio!
Selva!!!!
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário